Por que ler os clássicos - Segunda Edição

O que é um clássico? Por quê lê-lo? Esses e outros questionamentos são abordados neste curso de extensão, que tem por objetivo buscar a sensibilidade dos participantes ao gozo da literatura clássica como manifestação artística, primordial da linguagem e exemplar motivação para interpretações da humanidade. O Curso objetiva ainda auxiliar os participantes na compreensão da literatura como uma forma de ver e representar o mundo, ampliando a sua bagagem cultural, o seu conhecimento linguístico, filosófico, social e humano através do estudo dos textos literários clássicos da literatura mundial.

Programa:

Os conteúdos abordados serão:

1. Afinal, por que ler os clássicos?
2. Literatura italiana - Dante Alighieri e a Divina Comédia
3. Literatura italiana - Petrarca e Boccaccio
4. Literatura brasileira - Vozes femininas
5. Literatura brasileira - Vozes femininas
6. Literatura francesa: As flores do mal (Charles Baudelaire)
7. Literatura francesa: Uma temporada no inferno (Arthur Rimbaud)
8. Literatura espanhola: Romancero Gitano (Federico García Lorca)
9. Literatura espanhola: La casa de Bernarda Alba (Federico García Lorca)
10. Encerramento.

- As aulas ocorrerão através da plataforma Google Meet, nas quartas-feiras, de 9 de junho a 11 de agosto de 2021, das 18h às 20h.
- O gerenciamento da sala virtual, bem como a criação e envio do link de acesso aos inscritos, são de responsabilidade da equipe do Núcleo Cultural da UFCSPA (NCULT). O link da sala virtual será sempre o mesmo e será enviado no início do curso a todos os inscritos, através do e-mail cadastrado na inscrição. Todas as quartas-feiras, pela manhã, será reenviado o link para a lista de inscritos, como lembrete.
- Os conteúdos de cada encontro são de responsabilidade do professor ministrante. As aulas serão expositivas e os professores poderão, quando necessário, utilizar de recursos audiovisuais, tais como apresentação de slides, vídeos, sites, entre outros. Em todos os encontros, será reservado um tempo para o diálogo e debate entre os participantes sobre a temática abordada.
- O registro de presenças será de responsabilidade da moderadora do curso (NCULT) e será registrado em uma planilha excel ao longo da aula. Os registros serão marcados no momento que o aluno solicita liberação para acesso à sala virtual. Mesmo assim, ao longo da aula será verificada a presença dos participantes através da aba “participantes” presente na plataforma.
- Para obtenção do certificado, é necessário que o aluno obtenha 75% ou mais de presença no curso.
- A primeira aula será feita no estilo de “aula aberta”, através de uma transmissão ao vivo (live) no canal institucional do Núcleo Cultural da UFCSPA no YouTube. Essa ação tem como objetivo proporcionar a democratização de um conteúdo de qualidade e contará com interpretação de LIBRAS como instrumento de acessibilidade. A aula ficará gravada e será disponibilizada a todos os interessados no mesmo canal.

- O curso contará com 60 vagas;
- Os encontros são síncronos e não serão gravados, com exceção da Aula Aberta realizada no YouTube do Núcleo Cultural da UFCSPA.
- As inscrições deve ser feitas através do Sistema de Extensão da UFCSPA, o SiEx através do link: https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/evento;
- Terão direito a certificado aqueles que obtiverem 75% ou mais de presença nas aulas, o que corresponde a participar de, pelo menos, 08 encontros.
- A presença será registrada a cada encontro, pela equipe moderadora, através da aba “participantes” do Google Meet;
- A certificação do curso será de 20 horas.

Núcleo Cultural
PLA - Programa de Línguas Adicionais UFCSPA

09/06/2021 até 11/08/2021

Curso à Distancia

25/05/2021 até 11/08/2021

LUCIANA BOOSE PINHEIRO

• ANA BOFF DE GODOY
  • ANA RACHEL SALGADO
  • LUCIANA BOOSE PINHEIRO
  • RODRIGO DE OLIVEIRA LEMOS

Público Interno: Docente, Técnico Administrativo da Instituição, Discente, Comunidade Externa.

Prosseguir Voltar para Menu