Cuidados de cateteres venosos centrais no domicílio de crianças: curso de formação profissional - II edição

O curso visa a produção de conhecimento e atualização profissional para o aprimoramento de competências para a prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem para atuação em todos os níveis de complexidade (primária, secundária e terciária), no cuidado às crianças em uso de cateter venoso central (CVC) em domicílio, promovendo a segurança do paciente, e reduzindo as reinternações hospitalares, eventos adversos e mortalidade.

A desospitalização da criança, família e cuidador possibilita o retorno para o seu espaço de convivência familiar e social, fortalecendo os vínculos de cuidado, assim como minimiza a evasão escolar, o risco de infecções multirresistentes e os custos hospitalares. O enfermeiro é o profissional protagonista na orientação dos pais para a desospitalização e no acompanhamento desta família na atenção primária à saúde (APS). Logo, a atualização do conhecimento deve ser uma constante, pois a falta de preparo e de conhecimento podem trazer consequências desfavoráveis aos pacientes e seus familiares. O processo de educação permanente na área da saúde são fundamentais para contribuir com a redução de morbimortalidade das crianças com uso de CVC no ambiente domiciliar e hospitalar. Acredita-se que esse curso poderá favorecer o aprimoramento de saberes, contribuindo para um cuidado mais qualificado pautado pela evidência científica.

A inscrição será realizada pelo Sistema de Informação da Extensão (SiEx), sendo ofertada 300 vagas para este curso autoinstrucional, sendo este disponibilizado para enfermeiros e estudantes de enfermagem da comunidade interna e externa da UFCSPA.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CURSO DE ENFERMAGEM
Departamento de Enfermagem
GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS, GESTÃO, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

14/12/2020 até 22/02/2021

Curso à Distancia

13/11/2020 até 06/12/2020

ADRIANA APARECIDA PAZ

• ADRIANA APARECIDA PAZ
  • ELISÂNGELA DE FRAGA VIDAL
  • GABRIELA BEATRIZ LEONHARDT
  • LUCCAS MELO DE SOUZA
  • MARCELO MACHADO DOS SANTOS
  • MILENA MALLON
  • SIMONE BOETTCHER

Público Interno: Docente, Técnico Administrativo da Instituição, Discente, Comunidade Externa.

Prosseguir Voltar para Menu